Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 3 - Graduação Inteligente

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domingo, 10 de maio de 2020

Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 3

Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 3

As organizações têm buscado métodos cada vez mais eficientes na captura e armazenamento das informações resultantes de suas operações. As informações capturadas e armazenadas precisam ser transformadas em conhecimento para o efetivo apoio à tomada de decisão. Uma técnica que tem se popularizado nos últimos anos é a mineração de dados. A Mineração de Dados, do inglês “Data Mining” é um termo usado para descrever a descoberta de conhecimento em bases de dados. Inclui tarefas conhecidas como extração de conhecimento, arqueologia e exploração de dados, processamento de padrões e coleta de informações. Todas essas atividades são realizadas automaticamente e permitem a descoberta rápida, mesmo por não programadores.

TUBAN, E.; ARONSON, J. E. Decision Support System and Intelligent System – Sixth Edition

, New Jersey: Prentice-Hall Upper addle River, 2006 (adaptado).

Considerando as definições apresentadas pelos autores sobre a mineração de dados, qual a alternativa correta?

Escolha uma:
a. Tem a finalidade de confirmar regras ou padrões já conhecidos.
b. É um processo de análise e exploração dos dados por meio de pesquisa automática ou de forma manual.
c. Trata-se de um processo de exploração apropriado somente a um baixo volume de dados.
d. É um processo de busca de informações em grandes bancos de dados através da cooperação do homem.
e. É um processo de exploração de dados armazenados e não voláteis.


Na essência, a inteligência do negócio (BI) compreende o conjunto de estratégias, processos, aplicações, dados, tecnologias e arquiteturas técnicas que são utilizadas pelas empresas para apoiar o suporte ao negócio. Dificilmente uma empresa consegue sobreviver sem uma ferramenta de BI quando se compete em um mercado em que temos que tomar decisões eficazes. Entretanto, há o desafio de enfrentar o processo de implantação do sistema BI, que é composto por várias etapas, sendo que cada uma delas pode interferir significativamente no resultado final do processo. No passado, apesar dos elevados custos de implantação dos processos de BI, nem sempre as empresas conseguiam alcançar os resultados pretendidos. Segundo LINDEN (2011), para um novo projeto de BI, é essencial aprender com os erros de outros para que este novo projeto não falhe. Dentro desta premissa, aponta 10 passos para a implantação eficiente de projetos de Business Intelligence.


LINDEN, K. H. Z. Dez passos para a implantação de projetos de Business Intelligence. Disponível em: . Acesso em: jul. 2019. (Adaptado)




Segundo o autor, todos os passos têm a sua importância, porém, os primeiros passos são cruciais para o bom andamento do projeto, destacando-se:

I – Definir requisitos funcionais;

II – Definir os grupos de utilizadores;

III – Envolver os utilizadores em uma fase inicial;

IV – Obter apoio da gestão;

Após estes passos iniciais o próximo passo consiste em



Escolha uma:

a. limitar o tempo de execução do projeto.
b. identificar os indicadores de desempenho (KPIs). 
c. identificar quais as ferramentas de BI já estão disponíveis na empresa.
d. escolher o sistema de software do BI através de uma prova de conceito.
e. normalizar o banco de dados.




O CRM “Customer Relationship Management é um sistema de informações integrado usado para planejar, agendar e controlar as atividades de pré-venda e pós-venda em uma organização. O CRM abrange todos os aspectos do trato com clientes em potencial e clientes efetivos, incluindo o call center, a força de vendas, o marketing, o suporte técnico e o serviço de campo. O principal objetivo do CRM é melhorar o crescimento e a lucratividade a longo prazo, através de uma melhor compreensão do comportamento do cliente.


BUTTLE, F. MAKLAN, S. Customer Relationship Management – Concepts and Technologies – 4 ed. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2019. (adaptado)

Segundo os autores existem três tipos principais de ferramental CRM que são: Estratégico, Colaborativo e Analítico.

Dentro destes tipos de ferramentais CRM existentes, um deles visa dar foco nos contatos da organização no momento em que ocorre a interação e processos de troca de informações (e-mail, ligações telefônicas, fórum, chats, redes sociais).

Esta atividade está relacionada ao ferramental CRM de qual tipo?



Escolha uma:

a. Analítico.
b. Operacional.
c. Relacional.
d. estratégico.
e. Colaborativo. 




Todo sistema ERP “Enterprise Resource Planning” possui uma base integrada de dados, a qual permite o compartilhamento das informações de forma instantânea e íntegra, por todos os módulos do sistema, tornando o uso do aplicativo eficiente. Em suas concepções, os sistemas ERPs têm grande abrangência funcional, fruto de pesquisa e experimentação. Tomam como base um amplo conjunto de funções empresariais e, uma vez implementadas, tais funcionalidades podem ser adequadas de acordo com a necessidade de cada empresa.


CHAFFEY, D. Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, implementação e prática. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. (adaptado).

Dentro das características básicas de um ERP, de acordo com CHAFFEY, a “parametrização” consiste basicamente
Escolha uma:
a. da adequação de funcionalidades de um ou mais módulos do ERP em variáveis internas do sistema. Uma vez que valores sejam atribuídos, eles mudam o comportamento funcional do módulo. 
b. do aperfeiçoamento dos produtos ERPs através da portabilidade para as diversas plataformas de hardware disponíveis no mercado.
c. da adaptação dos sistemas ERP para os países ou regiões que serão utilizados, e face à globalização, a maior parte dos produtos oferecidos encontra-se adaptada aos países usuários.
d. da modificação interna definitiva feita no sistema ERP, adequando o produto a uma necessidade específica da empresa.
e. da adaptação interna do software ERP solicitada ao fornecedor, visando atender aspectos regionais e funções específicas da empresa.

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